Direitos fundamentais e contrato de trabalho intermitente no Brasil: uma leitura propositiva

Denise Fincato

Resumo


O trabalho intermitente é fato social antigo na sociedade brasileira. A ausência de regulamentação a esse tipo de prestação de serviços gerava a precarização da relação e, consequentemente, condenações trabalhistas vultosas. O contrato intermitente já é utilizado em diversos países, onde pode ser chamado de contrato de zero hora ou contrato à chamada, assentando-se sempre na premissa do pagamento do trabalho por hora efetivamente laborada. A Reforma Trabalhista insere o contrato intermitente no § 3o do artigo 443, desenvolvendo-o nos artigos 452-A e seguintes. Houve regramento temporário pela Medida Provisória no 808/2017, que perdeu vigência em Abril de 2018 e atualmente vige Portaria ministerial que o regula. O estudo analisa as intenções da proposta legislativa e, com base no princípio da boa-fé (que também se aplica ao legislador), entende-a favorável ao mercado de emprego do Brasil, especialmente no tocante à entrega de um padrão mínimo de garantias fundamentais.


Palavras-chave


Contrato Intermitente; Reforma Trabalhista; Direitos Fundamentais.

Texto Completo:

PDF (português)

Referências


CALCINI, Ricardo. Contrato de Trabalho Intermitente: pontos positivos e

negativos. https://www.megajuridico.com/contrato-de-trabalho-intermitente-pontos-

positivos-e-negativos/. Acessado em 25 Out 2018.

CAVALCANTE, R.A; DO VAL, Renata. Reforma Trabalhista comentada artigo por artigo de acordo com princípios, Constituição Federal e Tratados Internacionais. São Paulo: LTr, 2017.

FINCATO, D.P. Reforma Laboral no Brasil – Tópicos. I Colóquio Hispano- Brasileiro Direito do Trabalho e Reformas. Disponível em e-book.

FINCATO, D.P.; MORAES, S.G. Reforma Trabalhista e Trabalho Intermitente: Impactos Previdenciários. Revista Brasileira de Direito Previdenciário. Porto Alegre: LexMagister, 2018. v. 46. ago/set. p.5-18

HIGA, Flávio da Costa. Reforma trabalhista e contrato de trabalho intermitente. Consultor Juridico. Disponível em acesso em 05 set 2017.

LIMA, F.M.M de; LIMA, F.P.R.M. de. Reforma Trabalhista: entenda ponto a ponto. São Paulo: LTr, 2017.

PRETTI, Gleibe. Trabalhador Intermitente na Prática. São Paulo: LTr, 2018.


Apontadores

  • Não há apontadores.


_________________________
 
Indexadores

 
 
 
 
         
 
     
               
 
 
 
 
_________________________ 
 

 
Este projeto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.